Blog

KPop Stars pintado no Krita

Heglaé M. Maia - sexta-feira, 23 abril de 2021

Oi, gente!

Como foi dito no último post, vou continuar a fazer o jogo de vestir das Estrelas de KPop. Os jogos são feitos no Photoshop e cada item tem várias camadas. Por exemplo, uma blusa tem 2 camada de cor personalizada e 1 camada que contém todo o sombreamento. Então um jogo meu contém facilmente 300 camadas, o que pode ser considerado um arquivo pesado.

Atualmente estou com um computador que tem uma configuração até boa pra trabalhar com gráficos. Mas meu processador é muito antigo, é um Intel de 4 geração, que comprei há 7 anos atrás. E acredito que isto esteja afetando quando vou pintar no Photoshop. Depois de algumas pinceladas, o Photoshop congela e depois de 20 ou 30 segundos, ele volta a funcionar. Isso quebra muito o ritmo de trabalho e já estava ficando louca sem resolver este problema. Pensei que o problema era a quantidade de camadas no arquivo, mas mesmo usando apenas uma camada em um arquivo novo, acontecia esse travamento.

Pesquisei em vários fóruns, inclusive fóruns da Adobe com outros artistas com o mesmo problema e todas as soluções sugeridas pra mim não deram certo. Ativei e desativei a placa de vídeo, aumentei a quantidade de cache de memória para o Photoshop, mas o problema continuava.

Estava quase pensando em comprar o Clip Studio Paint, que muita gente fala bem sobre e você precisa pagar apenas uma vez o produto, ao contrário da Adobe, que é uma assinatura mensal.

Até que me lembrei do Krita, que é um programa de pintura digital gratuito e que eu já tinha usado antes para dar aulas online de desenho.

Abri o arquivo no Krita, com todas as suas 300 camadas e pude pintar sem nenhum problema! Sem travamentos, sem congelamentos de tela, tudo lindo! O fluxo de trabalho ainda é um pouco estranho no Krita, porque muitas ferramentas não funcionam exatamente como no Photoshop, mas só de poder pintar sem ter que ficar esperando meio minuto entre uma pincelada e outra já vejo como uma vitória!

KPop Stars no Krita

Se você é um artista e que está com dificuldades financeiras pra poder pagar pelo Photoshop no momento, eu indico o Krita. De graça, funciona bem e consegue abrir arquivos do Photoshop sem problemas!

E aí, gostaram da dica? Deixa um comentário e me fala o que achou!

Mil beijos! 😘


Tags: #dica #gamedev | Categorias: Dica - Novidades


Comments

-->